O papa Francisco continua percorrendo caminhos nunca antes andados na história da Igreja Católica e teve gestos inéditos. Esta segunda-feira, o pontífice argentino exerce uma viagem ecumênico pra Suécia pra comemorar os 500 anos da reforma luterana, que separou os cristãos do ocidente em católicos e protestantes. Francisco celebrará uma missa perto com padres luteranos, em um gesto de enorme calado. E é que, principlamente pros ecumênicos, que defendem a unidade entre todas as igrejas cristãs, a visita é um sinal de esperança.
A aproximação faz-nos bem a todos. Martinho Lutero desencadeou uma das maiores fraturas da história da Igreja, com a divisão entre protestantes e católicos, que se mantiveram enfrentados até o reinício do diálogo teológico entre ambos em 1967, após o Concílio Vaticano II.
“A aproximação faz-nos bem a todos. Pelo oposto, a distância nos doentes”, falou o chefe da Igreja católica em uma entrevista publicada pela revista ” Civiltà Cattolica e a dos jesuítas, suecos, Sigrum. O Papa destacou a seriedade de que a Igreja se reforme. “Lutero deu um grande passo pra deixar a palavra de deus nas mãos do povo”, argumentou. Francisco, que tem amigos luteranos, desde jovem, e assim como dos tempos do ministério episcopal, oferece que viaja para a Suécia para “aproximar-se” seus “irmãos e irmãs”, porque, segundo diz, “a proximidade fará bem a todos”. Neste significado, insiste em que não se poderá ser ao mesmo tempo católico e sectário”. “A distância em troca nos faz mal.
- arrisque-se, faça-se a uma tatuagem. Qual escolheu
- Priorizar o carinho, a luxúria
- Julho (1)
- 10-1 Avenida Bosa
Quando nos afastamos, nos fechamos dentro de nós mesmos, adquirimos medos. É vital compreender a transcender para o encontro com os outros. Se não fizermos isso, bem como nós cristãos doentes com as divisões. Com esta viagem espero doar um passo de aproximação”, salienta.
Também, o Pontífice salienta que a Igreja Católica pode aprender a Luterana, essencialmente de “reforma e escrita”. A primeira em razão de, conforme indicado no começo, o de Lutero era um gesto de reforma em um ciclo difícil pra Igreja e queria botar “um remédio a uma situação complexa”. O intuito inicial de Lutero, de acordo com o consenso atual entre os historiadores, não era gerar um cisma dentro do cristianismo, todavia reformar por dentro da Igreja católica e das práticas que considerava corrupto. O núcleo de tua contestação contra a venda de indulgências era que a salvação se alcança na graça, não por obras, com o que pagar dinheiro a Igreja, o perdão dos pecados não tinha significado.
O segundo pilar da teologia luterana, era a leitura direta da Bíblia, cuja mensagem Lutero opôs, em muitos aspectos, a doutrina oficial católica e, além de tudo, o modo de muitos clérigos. A Igreja, além disso, em seu julgamento, não tinha o monopólio da análise da Bíblia, contudo que cada crente tinha que enfrentar com ela. Outro item-chave, especialmente, na prática, foi a abolição do celibato, que gerou nas casas dos pastores protestantes um novo tipo de família. As teses de Lutero foram um estímulo pra outros reformadores em outros lugares da Europa, que adicionaram novos elementos a um movimento que iria quebrar a unidade do cristianismo no Ocidente da Europa.